Buscar
  • Astus Construtora

Projeto de Interiores

O Arquiteto, Design de Interiores ou Decorador é responsável por projetar, elaborar e coordenar projetos em ambientes residenciais, edifícios, comércios, entre outros. Estes profissionais tem como objetivo idealizar ambientes de forma harmoniosa e funcional, visando atender as expectativas e necessidades do cliente. Desta maneira, o trabalho é pensado nos mínimos detalhes, na estética, segurança e no conforto, garantindo também a funcionalidade do espaço.


O profissional de Arquitetura atua em uma área bem mais ampla do que o Design de Interiores e o Decorador, desenvolvendo projetos, tendo como base estudos preliminares, além de não se preocupar apenas com a estética, mas principalmente com ergonomia, conforto, iluminação e funcionalidade do ambiente.


O Designer de Interiores e o Decorador são focados na estética do ambiente, na escolha de revestimentos, cores e texturas, sendo um trabalho menos técnico e mais artístico. Estes profissionais não possuem conhecimento técnico para fazer alterações na estrutura do ambiente, ficando limitados a trabalhar apenas com os espaços existentes. Sendo assim, apenas os arquitetos podem fazer alterações na estrutura do ambiente, retirar ou modificar paredes.

Em um projeto de interiores é primordial que o profissional entenda os gostos, anseios e necessidades do cliente que são evidenciados no briefing. Após o estudo do briefing, é elaborado uma proposta onde o cliente pode visualizar de forma dinâmica o projeto para o ambiente. Posterior a isso, é desenvolvido o caderno técnico, onde se tem todas as peças gráficas projetuais que irão guiar os próximos passos, tanto para orçamento quanto para execução dos projetos.


A Astus Arquitetura e Engenharia desenvolve o projeto de Arquitetura de Interiores, podendo alterar a estrutura e o design do ambiente. Este é um projeto completo sendo capaz de aproveitar de forma ampla toda a capacidade do imóvel, criando estética e conforto.

Deste modo o trabalho de um profissional é de extrema importância para garantir que tudo saia conforme o planejado, para sua econômica e também evitando problemas indesejados como sobras de matérias, retrabalho e para assegurar a qualidade estética do ambiente, garantindo um trabalho de qualidade com funcionalidade, fazendo grande diferença no resultado final.


Texto: Fernando Borges dos Santos, Arquiteto e Urbanista. Astus Arquitetura e Engenharia.


19 visualizações

Posts recentes

Ver tudo